Netuno

Ser polemico não me parece suficiente, é necessário salvar o mundo. O ancião.netuniano depois de matar o Space Ghost esta aqui para realizar essa tarefa. Negando em seu cotidiano terrestre a natureza humana mais intrínseca: ser arrebanhado por idéias comuns a aqueles táxons terminais da filogenia dos vertebrados de tetas. Aqui estão reunidos comentários e insanidades sobre economia, política e cultura.

Tuesday, June 27, 2006

Senso de Verdade no Escritor

Livros de Cabeceira

Estava pensando em inventar uma escola. Estou precisando de algum dinheiro para compensar as perdas tive no mercado de capitais. Ainda indeciso no que concerne em o que se ensinar por lá, andei dando uma olhada em uns livros antigos de Biologia, História, Geografia, etc. para ver se há algo que possa ser vendido.

No que diz respeito às verdades ali contidas, os escritores tem uma moral mais fraca que os professores. Eles não querem absolutamente ser privados das brilhantes e significativas interpretações da história, e se guardam contra os métodos e resultados mais parcimoniosos. Veja, por exemplo, a posição anti-americana em nossos autores de “geografia política”. Aparentemente lutam na defesa do povo e do Brasil, mas na verdade não desejam abrir mão dos modos mais eficazes de sua arte, ou seja, insufla o nacionalismo, superestima a força do povo, da sentido ao simbólico e persegue o extremo, crendo no repentino surgimento de algum significado real do que escreveu; considera o encadeamento do seu modo de argumentar mais importante que a devoção à verdade em qualquer forma, por mais simples que ela se manifeste. Daí a importância dos bons professores.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home